EXERCÍCIO FÍSICO E OS BENEFÍCIOS PARA O INTESTINO
Seu intestino além de absorver os nutrientes que serão utilizados como fonte de energia para seu corpo e eliminar as fezes, ainda possuem outras importantes funções.
Ele só perde para o cérebro em número de neurônios.
É responsável por 98% da produção da Serotonina (hormônio do bem-estar e da alegria) e possui mais de 30 neurotransmissores, ou seja, tudo que nos emociona e que nos comove é sentido por ele causando uma resposta funcional.
A atividade física diária, realizada numa baixa ou média intensidade, com a presença do oxigênio, ajuda no equilíbrio do funcionamento intestinal.
O trabalho abdominal realizado com muita cobrança de contrações pode aumentar a pressão intra-abdominal favorecendo o surgimento de infecções e diminuindo a capacidade de seu intestino absorver os nutrientes.
Até mesmo infecções urinárias de repetição por mulheres podem ocorrer pela pressão intra-abdominal devido ao aumento da permeabilidade da membrana que separa o reto e a vagina, permitindo a transmigração das bactérias do trato intestinal para o trato urinário.
Portanto, o melhor mesmo são trabalhos de fortalecimento da musculatura abdominal usando corretamente a respiração e ativados por movimentos de pernas e braços. Aumentar os espaços intra-abdominais e eliminar a rigidez desta região é o caminho para um intestino mais feliz.
Deixe um comentário