CICLISMO E CONDIÇÕES CLIMÁTICAS
Nosso corpo é muito sensível a mudanças climáticas e mudanças de temperatura, em qualquer condição climática fora do que você está adaptado, gerará uma resposta negativa do seu corpo.
Muito calor ele vai tentar “desligar” para não superaquecer e no frio ele consumirá muita energia gerando calor, para manter a sua temperatura estável.
Aqui vão algumas dicas para o enfrentamento dessas mudanças.
No calor tente usar o mínimo de roupas possível, de preferência a roupas claras, sair cedo para fazer seus pedais, se hidrate com frequência, se molhe, ou seja, baixe a temperatura do seu corpo, procure as sombras durante o pedal, acredite isso faz diferença e ingira eletrólitos.
No frio temos alguns cuidados a serem observados:
● Primeiro: CAPA DE CHUVA (corta vento manga longa) NÃO É CASACO, sabemos hoje que a capa é bem mais acessível, mas ela fará você “cozinhar” dentro da mesma, gerando dois problemas: o CALOR, que pode fazer que seu corpo “desligue” e quando por algum motivo seu corpo estará suado, na hora de voltar a pedalar passará muito FRIO, talvez nem consiga esquentar mais, a ponto de ficar desconfortável.
● Segundo: preste atenção nas extremidades do seu corpo, então use gorros, luvas de dedo comprido, pernitos / joelhitos e capa / biqueira na sapatilha. Se suas extremidades não estiverem bem aquecidas você passará frio o pedal todo. No quesito não passar frio vale o uso de qualquer peça de roupa que você disponha, não se apegue a beleza, mas sim no conforto.
Itens de vestuário de frio
– Gorro / boné / tapa orelha
– Bandanas
– Manguito fino e aveludado (níveis de frio diferente)
– Luvas dedo comprido
– Colete (ventilado nas costas) para meia estação
– Casaco manga longa (aveludado) para frio intenso
– Joelhito / Pernito recomendado para quando a temperatura estiver abaixo de 16°
– Capa de sapatilha
Utilizar a roupa correta pode ser a diferença entre fazer um bom treino ou voltar quebrado para
casa.
Comentário (1)
Parabéns pela postagem, dicas muito importantes para esses dias instáveis de inverno.
Muito obrigado Pablo!
Estamos aqui para transmitir conhecimento e ajudar os ciclistas.